Cinco Mulheres, Cinco Regiões
![](https://static.wixstatic.com/media/11bbb1_af17ef5ca38849c19a916142c4202ccb~mv2.jpg/v1/fill/w_350,h_231,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/11bbb1_af17ef5ca38849c19a916142c4202ccb~mv2.jpg)
Foto: Gal Oppido
Cinco mulheres únicas, diversas e plurais, com um ponto em comum: a fotografia. Cinco regiões únicas, diversas e plurais, com um ponto em comum: a beleza brasileira e suas peculiaridades, da floresta às dunas, mares e cidades. Para registrar estas características essas mulheres saíram Brasil afora na missão de traduzir, cada uma com seu estilo, este país.
Assim, Bete Marques foi desvendar a natureza exuberante de Alter do Chão, no Pará. A imensidão do Rio Tapajós em época de cheia, sua gente hospitaleira - e aqui vale dizer que esta é uma qualidade do povo brasileiro de norte a sul - e um céu de tirar o fôlego!
"A melhor combinação entre metrópole e natureza". Para Emi Takahashi, Rio de Janeiro faz jus ao codinome “Cidade Maravilhosa”. Linda, inconfundível e mesmo sendo um dos destinos mais fotografados do mundo, Emi retornou trazendo na bagagem fotos coloridas, sensuais e sem clichês.
O Pantanal Sul Matogrossense foi tema do olhar poético de Ju Vinagre. Da lida de gado ao encontro com a fauna local e a exuberância do Rio Paraguai, Juliana descreve a região como um lugar para entrar em equilíbrio e ficar em paz, admirando finais de tarde de cores indescritíveis e o amanhecer ao som do cantar dos pássaros.
Uma paisagem quase transcendental, de tirar o fôlego! Ao se deparar com o cenário do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, Paula Marina se viu hipnotizada. Entre dunas e lagoas, muito sol, gente sorridente do mundo todo, passeios pelo convidativo Rio Preguiças é fácil querer se largar, ficar por lá e usar somente a passagem de ida...
Quando se fala em Florianópolis, logo vêm à cabeça as praias lotadas do verão, o agito na Lagoa da Conceição e o surf na Joaquina. Mas Silvia Machado decidiu explorar a Ilha da Magia no inverno, percorrendo a ilha de norte a sul, mostrando que Floripa é linda em qualquer época.
Depois de três meses entre a primeira viagem e a última, as fotógrafas tiveram a certeza do quanto este país é único e rico, tanto em paisagens quanto em humanidade. Cada destino trouxe experiências, emoções e imagens marcantes. Esta exposição é um resumo do que foi visto e admirado, mas ainda há muito mais a ser explorado. Fica aqui o convite para que você também se aventure!